Superação! Após 17 anos, Athletico encerra tabu e passa às quartas de final da Libertadores

Com Felipão, o time buscou a vitória sobre o Libertad, no Paraguai, passando para às quartas de final após 17 anos.

Ufa! Foi de tirar o fôlego. Na noite de ontem, o Athletico venceu seu compromisso de volta contra o Libertad-PAR por 1 a 1, 4 a 2 na pontuação cumulativa, pelas oitavas de final da Libertadores. O Defensores Del Chaco agora faz parte da história do rubro-negro, que quebrou o tabu e avançou para as quartas de final depois de 17 anos sem chegar lá.


Foi no ano de 2005 sua última passagem pelas quartas. Em suas ultimas participações o rubro-negro foi eliminado nas oitavas: em 2000, pelo Atlético-MG nas oitavas, em 2002 foi elimanado ainda na fase de grupos, 2005 více campeão contra o São Paulo, em 2014 caiu já na fase de grupos, em 2017 nas oitavas contra o Santos, em 2019 contra o Boca Juniors e em 2020 contra o River Plate.


A noite em Assunção não foi fácil. Em um início de jogo intenso, o Athletico de Felipão estava tranquilo pela vantagem inicial, mas o time paraguaio mostrou sua força, já no primeiro tempo, nos acréscimos, aos 48 minutos, o atacante Roque Santa Cruz marcou um golaço abrindo o placar. No segundo tempo o Libertad voltou melhor, mesmo com as substituições de ambos os times. Foi então que numa cobrança de falta de Khellven aos 44 minutos, Rômulo tentou de primeira, a bola parou no goleiro, mas o jogador pegou o rebote e mandou para o fundo da rede, deixando tudo igual. O Athletico segurou o placar até o final e avançou às quartas de final, superando o trauma de anos.


É uma história de superação do Athletico. Isso se deve também ao novo técnico do time, Felipão, que foi anunciado no início de maio. O Athletico estava na lanterna de seu grupo com apenas 4 pontos, mas foi com Felipão que o time venceu seus compromissos finais vencendo o Libertad por 2 a 0 e o Caracas por 5 a 1, jogando em casa nas duas oportunidades. Com as vitórias, o time se classificou para as oitavas em segundo lugar, atrás do Libertad por um gol a menos.


Com Felipão o time agora é o vice- líder do campeonato brasileiro série A, a poucos pontos do líder Palmeiras. O time também tem vantagem sobre o Bahia, pela Copa do Brasil, onde em seu primeiro jogo ganhou por 2 a 1, aumentando ainda mais o mérito do técnico Felipão que no geral tem 16 jogos, com 11 vitórias, quatro empates e uma derrota, com aproveitamento de 77%.


Pelas quartas, o Furacão enfrentará o Fortaleza ou Estudiantes. Os times empataram em seu compromisso de ida, então tudo será decidido no segundo jogo que acontecerá amanhã(quinta-feira), às 21h30, em Buenos Aires. As quartas de final estão previstas de 2 a 4 de agosto(ida) e 9 a 11 de agosto(volta). O time com a melhor campanha decidirá em casa. É tudo ou nada na fase mata-mata da Libertadores!


Informações:


LIBERTAD 1×1 ATHLETICO-PR


Gols: Roque Santa Cruz, 48’/1ºT (1-0); Rômulo, 44’/2ºT (1-1)


LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Diego Viera, Barboza e Samudio; Marcelo Díaz (Campuzano, aos 32’/2ºT), Caballero, Diego Gómez (Mendieta,no intervalo) e Merlini (Bareiro, aos 32’/2ºT); Melgarejo e Roque Santa Cruz (Óscar Cardozo, 41’/2ºT). (Técnico: Daniel Garnero)


ATHLETICO-PR: Bento, Orejuela, Pedro Henrique, Nicolás Hernández e Abner Vinícius; Erick, Hugo Moura (Matheus Fernandes, no intervalo) e Terans; Canobbio (Marcelo Cirino, aos 30’/2ºT), Vitor Roque (Rômulo, aos 30’/2ºT) e Cuello. (Técnico: Luis Felipe Scolari)

Autora

Paula
Soares

Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *