Relembre 7 momentos históricos da Rainha Elizabeth II no esporte

A monarca mais longeva da história do Reino Unido marcou uma era de acontecimentos importantes e históricos no mundo dos esportes. Relembre;

Foto: Palácio de Buckingham / POOL / AFP 2

Sua Majestade a Rainha Elizabeth II marcou uma era de grandes acontecimentos no esporte. Admirada por sua vitalidade e carisma, a monarca e sua família estiveram presentes em vários momentos históricos do esporte. O anúncio oficial de sua morte aconteceu na tarde desta quinta-feira(08), pelo Palácio de Buckingham.

 

O Portal Alcides listou 7 grandes momentos históricos em que a Rainha esteve ligada ao esporte. Acompanhe:

Foto: Divulgação / Twitter The Royal Family

A Rainha Elizabeth II abdicou para que o príncipe Philip, seu marido, fosse em seu lugar. Em meio a rumores de crise no relacionamento dos dois, o príncipe Philip fez a abertura dos jogos daquele ano.

Elizabeth II na Eurocopa de 1996 (Foto: Michael Probst / Pool / AFP 1)

A Rainha participou de um momento muito especial para o futebol inglês. Em 1966, a Inglaterra venceu a Copa do Mundo e o time pelas mãos de Bobby Moore, capitão da seleção inglesa, teve a honra de receber a taça Jules Rimet das mãos da monarca, que esteve presente na abertura e no encerramento. Vale lembrar que este é o único título mundial do país.

Foto: Reprodução / Instagram / Pelé 1

Em 10 de novembro de 1968, em sua primeira visita ao Brasil, a Rainha Elizabeth e seu marido o Príncipe Philip estiveram presentes em um amistoso entre a seleção carioca e a seleção paulista, no Maracanã. Na ocasião, o Rei Pelé recebeu a taça das mãos da Rainha.

Foto: Reprodução / YouTube

Nas Olimpíadas Montreal-1976 a Rainha Elizabeth II também esteve presente. Ela foi responsável por declarar abertos os jogos olímpicos daquele ano. Foi ela também a primeira chefe de estado a abrir duas edições das olimpíadas, o maior evento esportivo do mundo.

Foto: Reprodução / Twitter

Esse momento merece estar nesta lista. A Rainha Elizabeth ficou conhecida por condecorar vários atletas e personalidades do esporte em seu governo. Um dos momentos mais especiais para nosso país foi quando o Rei Pelé recebeu tamanha honra. Rei do Futebol é o único futebolista estrangeiro com a medalha de Ordem de Cavaleiro do Império Britânico. Na época, a Rainha Elizabeth II se referiu a Pelé como “incomparável”.

Foto: Olivier Morin / AFP 1

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 ficou marcada pela chegada da Rainha Elizabeth II e do policial ficcional James Bond de paraquedas. Claro que a cena foi feita por dublês, mas encantou a todos que estavam acompanhando. Logo depois, a Rainha fez a abertura dos jogos olímpicos daquele ano. Cena esta que nunca será esquecida.

Foto: Shaun Botterill / Getty Images

Um de seus últimos atos pelo esporte, a monarca parabenizou a seleção inglesa feminina pelo título da Eurocopa feminina, conquistada em 2022. “Vocês todas deram um exemplo que será uma inspiração para meninas e mulheres hoje e para as gerações futuras. É minha esperança que vocês fiquem tão orgulhosas do impacto que tiveram no seu esporte quanto do resultado de hoje”, diz um trecho.

 

A Rainha também desejou sorte à seleção inglesa masculina na final da Eurocopa 2020, realizada em 2021. Na ocasião, a Inglaterra perdeu nos pênaltis para a Itália.

 

Após o anúncio de sua morte, a Premier Ligue e vários clubes ingleses prestaram homenagens à Rainha em suas redes sociais. A rodada do final de semana também foi adiada em luto pelo falecimento da monarca. Sua Majestade a Rainha Elizabeth II sempre será lembrada na história do mundo, não só como a monarca mais longeva da história do Reino Unido, mas como uma grande personalidade do mundo. Sua morte marca o fim de uma era e o começo de outra.

Autora

Paula
Soares

Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *