Regras básicas da Copa Libertadores

Você sabe como funciona a maior competição sul-americana de futebol? Confira neste artigo as principais regras e pontos do regulamento da Libertadores.

Competição que mexe com as emoções do torcedor brasileiro, a Libertadores 2022 conhecerá o seu campeão no dia 29 de outubro, no Equador. Até lá, no entanto, muita coisa ainda vai acontecer na disputa.

Por isso, o Portal Alcides traz neste texto as principais regras e pontos do regulamento do torneio continental que movimenta os clubes em busca da Glória Eterna. 

Decisão 

Pelo quarto ano consecutivo, o campeão da Libertadores será conhecido em disputa de jogo único em local definido pela Conmebol antes do início da competição. Neste ano, o jogo decisivo será no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, localizado na cidade de Guayaquil, no Equador. O local é a casa do Barcelona, que foi eliminado na fase prévia da Libertadores pelo América-MG.

Inscrição de jogadores 

Dá para o meu time se reforçar durante a disputa da competição? A resposta é sim. No entanto, existem algumas regras para isso. Para a disputa das oitavas de final, cada clube poderá substituir até cinco atletas inscritos na lista inicial. Se avançar às quartas e às semifinais, a agremiação poderá fazer a troca de até três atletas.

Sorteio

Após o término da fase de grupos, os adversários das equipes serão conhecidos por meio da realização de sorteio. Os times vão se enfrentar em jogos de ida e volta. A equipe que tiver o melhor desempenho na fase classificatória fará o segundo jogo em casa, sendo que times que se enfrentaram no grupo e de mesmos países podem se encontrar nos duelos de mata-mata. 

Quando há disputa de pênaltis?

Há cobrança direta de penalidades em casa de dois empates entre as equipes nas oitavas, quartas e semifinais da competição. Na final, se o jogo terminar em igualdade, haverá 30 minutos de prorrogação – dois tempos de 15. Se o empate persistir, o título será definido nos pênaltis.  

Cartões

Cada cartão amarelo recebido por jogadores ou membros da comissão custa ao clube 400 dólares da fase prévia até o término da fase de grupos. Das oitavas às semifinais, o valor vai para 500 dólares. Na decisão, cada amarelo custa 2 mil dólares.

Autora

Lohanna Lima

Lohanna Lima é jornalista com passagens pela editoria de esportes de alguns dos principais veículos de Belo Horizonte. Atualmente, na Rede 98 e no UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *