Seis times brasileiros estão na disputa pelo título. Quem avançará para as quartas de final?
A fase mata-mata da Copa LIbertadores 2022 já está entre nós. As oitavas de final começaram na noite de ontem, terça-feira (28/06). Seis brasileiros seguem na disputa: Atlético-MG, Athletico, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.
Hoje(29), teremos mais confrontos por essa fase, fechando os jogos de ida amanhã. As partidas de volta estão marcadas entre 5 e 7 de julho, para sabermos quem passa para a próxima fase. A premiação para quem avançar para as quartas está em US$ 1,5 milhão (R$ 7,8 milhões pela atual cotação).
Confira os jogos de ontem (terça-feira):
Emelec 1 X 1 Atlético-MG
O primeiro tempo foi dominado pelo Galo no George Capwell. Com maior posse de bola, o Atlético impôs e forçou o Emelec a recorrer aos chutões para responder à altura. Aos 16, Ademir abre o placar:1X0 para o Atlético. Até aí o Galo vencia o Emelec, mas foi no segundo tempo que um possível empate poderia surgir. Foi preciso recorrer ao VAR para saber se aos 9 do segundo tempo Cabeza toma uma braçada de Nathan Silva. Pênalti confirmado! Numa disputa pela bola aérea contra Cabeza, Nathan Silva que estava com o braço aberto atingiu o pescoço do atacante do Emelec. Cobrança de Seba Rodriguez, bola no alto do canto direito, sem chances para Everson. Gol do Emelec! Ficou tudo igual em Guayaquil.
Athlético 2 X 1 Libertad
Foi um jogo equilibrado e de ambas as oportunidades. O Athletico bateu o Libertad por 2 a 1 na noite desta terça-feira(28). O primeiro tempo foi de longe o melhor. Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, Vitor Roque aproveitou o toque de Terans e bateu no alto pela direita, marcando o 100º gol do Furacão na história do torneio. Logo aos 19, em uma falha de Pedrinho, Villalba apareceu sozinho e empatou:1×1. A bola passou pela defesa do Libertad, e aos 31 Nicolás Hernández colocou os donos da casa na frente novamente. E assim foi o resultado até o final: 2X1 para o rubro-negro.
Corinthians 0 X 0 Boca Juniors
Ficou tudo igual na Arena Neo Química na noite desta terça (28). O primeiro tempo foi marcado pela falta de oportunidades para as duas equipes. A chance que o Corinthians teve de reverter com um pênalti marcado a seu favor, mas Roger Guedes bateu e o goleiro adversário fez a defesa. No segundo tempo o timão voltou pressionando, mas não foi o suficiente para pontuar. Foi uma noite de muitos desfalques pelo lado corintiano, e apesar das muitas tentativas de finalizar, o placar continuou o mesmo do início ao fim.
Confira os jogos de hoje (quarta-feira):
Cerro Porteño x Palmeiras – 19h15, La Olla
Com a melhor campanha e com 100% de aproveitamento, o Palmeiras enfrentará hoje, na casa do adversário, o Cerro Porteño pelas oitavas de final da Libertadores. Essa será a décima vez que os times irão se enfrentar pela Libertadores, em 4 oportunidades a vitória foi do Verdão, quatro foram empates e duas vitórias do Cerro Porteño.
Talleres x Colón – 19h15, Mario Alberto Kempes
Duelo de argentinos, Talleres e Cólon se enfrentam hoje. O Talleres foi vice-líder do Grupo do Flamengo, e Cólon foi líder em seu grupo com Cerro Porteño, Olímpia e Peñarol. O próximo adversário de algum dos dois será o Vélez ou o River Plate.
Tolima x Flamengo – 21h30, Manuel Murillo Toro
O Flamengo é dono da terceira melhor campanha na primeira fase da Libertadores, com cinco vitórias e um empate. O Tolima passou em segundo no grupo do Atlético-MG, com vitórias sobre o Galo no Mineirão e sobre o América-MG, no Independência.
Vélez x River Plate – 21h30, José Amalfitani
O Vélez se classificou em segundo em seu grupo e se classificou com uma goleada sobre o Estudiantes. Já o River fez a segunda melhor campanha da primeira fase com cinco vitórias e um empate.
Confira os jogos de amanhã (quinta-feira):
Fortaleza x Estudiantes – 21h30, Castelão
Noite de estreia na competição para o Fortaleza, que já fez história com sua classificação com a vitória 4 a 3 sobre o Colo-Colo, na rodada da fase de grupos, ficando em segundo no grupo do River Plate. Já o Estudiantes foi líder de seu grupo e é um multi campeão da Libertadores (1968, 1969, 1970 e 2009).
As oitavas de final da Copa Libertadores está repleta de grandes e históricos confrontos. E apesar dos grandes adversários, nossa torcida vai para todos os times brasileiros que ainda estão na disputa pela Glória Eterna. A grande decisão está marcada para o dia 29 de outubro, em um jogo único na cidade de Guayaquil, no Equador. Até lá, muita bola ainda vai rolar por uma das mais importantes competições de futebol do planeta.
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.