Sendo a vez das meninas buscarem a Glória Eterna, a Taça Libertadores Feminina de Futebol é considerada a mais importante competição de futebol de clubes femininos da América Latina.
Você conhece a Copa Libertadores Feminina?
Disputada desde 2009, a Taça Libertadores Feminina de Futebol nos traz belíssimos confrontos e momentos históricos. Diferente da competição masculina, a versão feminina tem como principal característica uma sede única de disputa dos confrontos.
Em seu ano de estreia, o Brasil recebeu os times e o Santos foi o grande vencedor. Aliás, o Brasil lidera o ranking de campeões com 10 títulos, sendo o São José-SP e o Corinthians os maiores vencedores, com 3 taças cada. Santos e Ferroviária vem depois com 2 taças cada.
Seu regulamento prevê que 16 times serão divididos em quatro chaves com 4 equipes. Os duelos acontecem dentro do mesmo grupo e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Tanto as quartas de final, semifinais e final acontecem em jogo único. Se houver empate, leva aos pênaltis até o final da competição.
A edição de 2022 será disputada em outubro, dos dias 13 a 28, e o país sede será o Equador. As equipes brasileiras que já conquistaram sua vaga são: Corinthians atual campeão da Libertadores Feminina, Palmeiras Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2021 e Ferroviária 3ª colocado do Campeonato Brasileiro de 2021.
Nos resta torcer pelos times do nosso país, esse ano por exemplo, o Corinthians que já está classificado pode levantar sua 4ª taça, e o Ferroviária que também já conquistou sua vaga, pode ser campeão pela terceira vez. Que venha outubro e que a Libertadores Feminina nos traga jogos emocionantes.
Maiores vencedoras da Libertadores Feminina
ANO CAMPEÃO
2009 Santos
2010 Santos
2011 São José – SP
2012 Colo-Colo (CHI)
2013 São José – SP
2014 São José – SP
2015 Ferroviária – SP
2016 Sportivo Limpeño (PAR)
2017 Corinthians/Audax
2018 Atlético Huila (COL)
2019 Corinthians
2020 Ferroviária – SP
2021 Corinthians
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.