Os jogos de ida aconteceram nos dias 28, 29 e 30 de junho. Confira os resultados e quais times estão em vantagem para se classificar para as quartas de final.
Mata-mata. Essa é a fase mais difícil para muitos times, que podem perder a chance de se classificar por qualquer deslize que cometerem. Automaticamente os jogos ficam mais acirrados e competitivos, afinal, está em disputa a tão sonhada Glória Eterna. Como já mencionamos, quem se classificar para as quartas de final da Copa Libertadores recebe a premiação de US $1,5 milhão (R $7,8 milhões pela atual cotação).
Os jogos de ida da Libertadores aconteceram nos últimos três dias (28, 29 e 30) e vários times deram um passo à frente na sua classificação, mas como sempre, nada ainda está decidido. Isso nós só saberemos nos jogos de volta, que estão marcados para a próxima semana, nos dias 5, 6 e 7 de julho. Hoje o Portal Alcides traz a lista completa dos resultados dos jogos de ida e mais informações sobre os jogos de volta. Confira:
Terça-feira (28/06)
Emelec 1 X 1 Atlético-MG
Tudo igual! Atlético-MG e Emelec ficaram no empate na noite da terça-feira. O Galo tinha vantagem sobre o time adversário, mas vacilou e não aproveitou as chances. Nathan Silva cometeu pênalti e Sebastian Rodriguez do Emelec aproveitou e empatou. Nos minutos finais desperdiçou mais uma chance de sair vitorioso com Hulk perdendo o pênalti que poderia mudar o placar final.
O Galo decidirá em casa no confronto de volta, que será na próxima terça (05), no mesmo horário do primeiro jogo, às 19h15, no Mineirão.
Athlético 2 X 1 Libertad
O Furacão fez história em seus gramados. Foram 100 gols pela Libertadores da América. O Athletico venceu o Libertad por 2 a 1 na noite da terça-feira na Arena da Baixada. O primeiro gol foi de Vitor Roque (100º da história), aos 5 minutos do primeiro tempo, mas o rubro-negro chegou a sofrer empate com Villalba aos 19′, então foi a vez de Nico Hernandez virar o jogo e abrir vantagem contra o adversário.Todos os gols foram marcados no primeiro tempo da partida.
Precisando de apenas um empate para avançar às quartas, o Athletico jogará novamente na terça-feira, às 21h30, na casa do Libertad (Defensores del Chaco), em Assunção, no Paraguai.
Corinthians 0 X 0 Boca Juniors
Com falta de oportunidades para as duas equipes, deu empate na Arena Neo Química na noite da terça-feira. Após o atacante Roger Guedes perder o pênalti a favor do Corinthians, o Timão perdeu a chance de abrir vantagem para avançar às quartas. Os goleiros foram os grandes destaques da partida, Rossi do time argentino, por defender o pênalti do atacante corinthiano, e Cássio, por salvar chutes complicados de Benedetto e Óscar Romero.
A decisão está aberta no jogo de volta, quem vencer a próxima partida que acontecerá na próxima terça(05) no lendário La Bombonera, em Buenos Aires, às 21h30, avança às quartas de final. Se der outro empate, a decisão será por meio dos pênaltis.
Quarta-feira (29/06)
Cerro Porteño 0 x 3 Palmeiras
Com brilho de Rony, o Palmeiras venceu o Cerro Porteño na noite da quarta-feira em Assunção, no Paraguai. O primeiro tempo foi pouco produtivo para ambas as equipes. Com grande assistência de Scarpa, Rony aproveitou as oportunidades fazendo a diferença e marcando duas vezes para o Verdão. Na reta final, Murilo aumentou ainda mais a vantagem, e marcou o terceiro do time paulista. O Cerro estava abatido, não incomodou o rival e se complicou.
O sonho do tetra está mais vivo do que nunca, principalmente porque se vencer, será o tri seguido do Palmeiras. Com a vantagem, se o Palmeiras perder por dois gols de diferença ainda vence e avança às quartas. O jogo acontecerá na casa do Verdão, no Allianz Parque, na próxima quarta (06), às 19h15.
Talleres 1 x 1 Colón
O Talleres empatou em casa contra o Cólon na noite da última quarta-feira. Mesmo dominando boa parte do jogo, o time pecou na finalização. Logo o Cólon, em contra ataques perigosos abriu o placar com Pulga Rodríguez, numa jogada aérea contra o goleiro do time adversário. Depois de algumas substituições, o Talleres, com Franco, conseguiu empatar e evitar a derrota em casa no jogo de ida das oitavas de final.
As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h15, no estádio Cemitério de elefantes, em Santa Fé. Quem vencer avança para as quartas, se houver outro empate, de acordo com as regras da Libertadores, as equipes vão para os pênaltis.
Tolima 0 x 1 Flamengo
O Flamengo venceu o Tolima por 1 a 0 na noite da última quarta. Com gol de Andreas Pereira 16′, ainda assim o rubro-negro enfrentou dificuldades contra o Tolima. Saídas de bola lenta, poucas possibilidades de finalização e pouco brilho dos jogadores deixaram o jogo mais tenso. Mas foi no segundo tempo que o Flamengo marcou melhor, e ganhou mais fôlego com as mexidas, melhorando as arrancadas ao ataque. As dificuldades não terminaram por ali, mas o mais importante é que o time deixou a Colômbia sem levar gol e com uma boa vantagem sobre o adversário.
O jogo de volta acontecerá na próxima quarta, no Maracanã, às 21h30.
Vélez Sarsfield 1 x 0 River Plate
O Vélez Sarsfield venceu o River Plate por 1 a 0 nesta quarta-feira, e abriu vantagem no primeiro jogo pelas oitavas de final da Libertadores. Apesar do gol de Janson aos 13 minutos do primeiro tempo, o time desperdiçou várias oportunidades para conquistar um melhor resultado. E a história não acaba por aí. O River teve maior posse de bola e finalizou mais vezes, e com o pouco desempenho e tantos gols perdidos da equipe adversária, ainda tem grandes chances desse placar virar, principalmente pela pouca vantagem.
O segundo jogo será na próxima quarta-feira, dia 6, no Monumental de Núñez. O Vélez joga pelo empate, e o River precisa vencer por dois gols de diferença.
Quinta-feira (30/06)
Fortaleza 1 x 1 Estudiantes
Mais um empate aconteceu nos jogos de ida das oitavas de final. O Fortaleza empatou seu compromisso com o Estudiantes em 1 a 1, na noite da quinta-feira(30). O Estudiantes começou o jogo bem melhor que os donos da casa. O Fortaleza conseguiu equilibrar, mas foi no segundo tempo que Romero marcou para o Fortaleza e dessa vez não estava impedido como sua primeira tentativa, abrindo o placar em 1 a 0, mas mal o Fortaleza comemorou, foi a vez de Leandro Diaz empatar para os visitantes.
Estudiantes e Fortaleza jogam no dia 7 de julho, na Argentina, às 21h30, onde será decidido quem avança às quartas de final. Se empatar novamente, os times vão aos pênaltis.
Os jogos de ida pelas oitavas de final da Libertadores foram marcados por empates e jogos complicados para as equipes brasileiras. Vale lembrar que o gol fora de casa não é mais critério de desempate no mata-mata, por isso, se igualar, o duelo será decidido através dos pênaltis.
Esta semana será decisiva para todas as equipes, que se avançam, disputarão as quartas de final, previstas entre 3 e 10 de agosto.
Apesar dos desafios, as equipes brasileiras se saíram bem em seus confrontos e de acordo com os próximos resultados, podemos ter nas quartas de final clássicos nacionais brasileiros. Quem aí está animado?
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.