ESPECIAL COPA: Relembre os títulos da seleção brasileira do Brasil

Somos a seleção mais bem sucedida da história do futebol mundial, sendo a única com 5 títulos invictos. Relembre a trajetória do Brasil na Copa do Mundo.

Este ano é ano de Copa do Mundo. Faltam exatamente 150 dias para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar. A competição deste ano está um tanto diferente do que costuma ser. Esta será a primeira Copa do Mundo a ser realizada no Oriente Médio, e também a primeira a ser realizada nessa época do ano, já que o normal é acontecer em junho e julho. Isso se deve a temperatura do país. Se fosse realizada nestes meses, como normalmente acontece, as partidas seriam disputadas em temperaturas superiores a 40°C podendo chegar a 50°C. A escolha da realização entre 21 de novembro e 18 de dezembro é porque a temperatura nessa época geralmente chega a 25°C.

 

Em 2010 o Qatar venceu uma votação dos 22 membros executivos da Fifa, derrotando propostas de países como EUA, Coreia do Sul, Japão e Austrália, e conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo. Faltando poucos meses para acontecer, as expectativas aumentam em relação aos jogos e as seleções favoritas aos títulos. Brasil, França, Inglaterra e Espanha são as apostas da maioria dos torcedores para vencer a Copa do Mundo deste ano. 

 

O Brasil é o maior ganhador de Copas do Mundo. Como motivo de orgulho para todos os brasileiros, a seleção canarinho fez grandes campanhas nos anos que ganhamos e também em alguns que não. Este ano o tão sonhado Hexa pode acontecer, e é sobre essa expectativa que o Portal Alcides volta no tempo e relembra a glória do Brasil nas cinco edições em que foi campeão. Acompanhe.

Copa do Mundo de 1958

A competição foi realizada na Suécia, com participação de 16 seleções, e após chegar ficar com terceiro lugar na Copa de 1938 e com o vice-campeonato em 1950, o Brasil finalmente trouxe seu primeiro título para casa na Copa do Mundo de 1958.

 

O técnico daquele ano foi Vicente Feola, e a seleção já contava com nomes como Pelé e Garrincha, estes craques já brilhavam naquela época, mas até então não eram tão conhecidos.

 

Ainda na fase de grupos, o Brasil venceu a Áustria por 3X0, empatou em 0x0 com a Inglaterra e ganhou por 2 a 0 contra a União Soviética. Nas quartas eliminou o País de Gales por 1 a 0, com um memorável gol de ninguém menos que Pelé.

 

A todo vapor, o Brasil venceu a França por 5 a 2 nas semifinais, e na final, contra os donos da casa, repetiu o mesmo placar, a maior goleada numa final na história da Copa.

Copa do Mundo de 1962

Fomos bicampeões em 1962, quatro anos depois, na Copa do Mundo realizada no Chile, desta vez com o time dirigido por Aymoré Moreira.

 

Na primeira fase, vencemos o México por 2X0, empatamos com a Tchecoslováquia em 0x0, e vencemos a Espanha por 2×1. Nas quartas de final, o Brasil ganhou da Inglaterra por 3×1, e nas semifinais venceu os donos da casa por 4×2.

 

Fomos campeões contra a Tchecoslováquia, vencendo por 3 a 1 com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Copa do Mundo de 1970

Uma das vitórias mais memoráveis para os brasileiros. A Copa do mundo de 1970 aconteceu no México, e nossa seleção contava com ídolos como Pelé (agora mais conhecido), Garrincha, Tostão, Gérson, Rivelino e Carlos Alberto, equipe esta dirigida pelo grande Zagallo.

 

Naquele ano, em sua estreia na fase de grupos, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4×1. Ganhou da Inglaterra por 1×0 e da Romênia por 3×2. Nas quartas, ganhou do Peru por 4X2 e na semi bateu a seleção uruguaia por 3×1.

 

A final foi decidida por Brasil e Itália, e na oportunidade levamos a melhor vencendo por 4×1. Nessa época, ouvia-se por todo o país o famoso refrão ” A taça do mundo é nossa!Com brasileiro, não há quem possa!”, que mesmo após anos, ainda é um hino quando pensamos em Copa do Mundo.

Copa do Mundo de 1994

Após o tricampeonato, amargamos por 24 longos anos sem vitórias em Copas do Mundo. A seleção canarinho, dirigida por Parreira e Zagallo, estava desacreditada após tanto tempo. Mas como bons brasileiros, fomos à luta, dessa vez, aos EUA, buscar o Tetra. E ele veio.

 

Na fase de grupos, empatamos com a Suécia por 1×1, vencemos a Rússia por 2×0 e Camarões por 3×0. Nas oitavas de final eliminamos os donos da casa por 1×0. Nas quartas, ganhamos por 3×2 contra os Países Baixos, e nas semifinais, 1×0 contra a Suécia.

 

Na grande final, mais uma vez enfrentamos a Itália. Foi uma partida sofrida, que terminou em empate por 0x0. Então fomos aos pênaltis, onde vencemos por 3×2, após defesas históricas do goleiro Taffarel. Vai que é sua! É TETRA! É TETRA! como exclamou emocionado Galvão Bueno.

Copa do Mundo de 2002

Foi na Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia do Sul e no Japão, que o Brasil conquistou o pentacampeonato. A seleção desta vez dirigida pelo técnico Luiz Felipe Scolari tinha grandes nomes como Ronaldo (Fenômeno), Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Cafu, que abrilhantaram a Copa daquele ano.

 

Na fase de grupos, o Brasil venceu a Turquia por 2×1, a China por 4×0, e a Costa Rica por 5×2. Nas oitavas de final venceu a Bélgica por 2×0, e nas quartas a Inglaterra por 2×1. Já nas semifinais, derrotou a Turquia por 1×0.

 

A final foi entre Brasil e Alemanha no Japão. Com gols de Ronaldo, a seleção brasileira venceu a partida por 2×0. E essa foi a nossa última conquista, que consagrou a carreira de Ronaldo para sempre.

 

Somos o único país a disputar todas as edições da Copa do Mundo, o evento esportivo mais importante do planeta. Ao longo dos anos, ditamos os padrões de excelência e determinação. Mesmo nos anos que não ganhamos, o Brasil foi aplaudido por sua performance, como por exemplo a sensacional seleção de Telê Santana, que foi a quinta colocada na Espanha em 1982, mas que é considerada por muitos amantes do esporte como uma das melhores de todos os tempos. O Brasil naquele ano foi recebido com festa pelos brasileiros, mesmo diante da derrota, pelo show de futebol que apresentou naquele ano.

 

O Brasil ainda possui quatro títulos da Copa da Confederações FIFA(1997, 2005, 2009, 2013). Apesar de sermos muito mais que “o país do futebol”, é inegável nossa força e paixão por este esporte. Ser multicampeões no futebol diz mais sobre nosso país do que realmente é citado, temos a força de vontade e garra para enfrentar todos os obstáculos que vem pela frente, somos resilientes à espera de dias melhores e não desistimos nunca.


O mundo espera assistir ao Brasil em mais uma Copa do Mundo e agora vamos em busca do hexa. Será que desta vez a taça do mundo será nossa?

Autora

Paula
Soares

Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *