Serão 8 estádios que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2022. Conheça a inspiração por trás de cada um deles.
A Copa do Mundo, um dos eventos esportivos mais esperados deste ano, finalmente está chegando. Estamos a poucos meses do início dos jogos que estão marcados para acontecer no Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022, do dia 21 de novembro ao dia 18 de dezembro. Esta é a primeira vez que um país árabe recebe o torneio quadrienal de futebol masculino, na história das Copas do Mundo, e uma das maiores curiosidades sempre são os estádios que sediaram os jogos.
O governo do Qatar investiu na construção de 7 novos estádios e na grande reforma de outro estádio. No total, serão 8 estádios da Copa do Mundo 2022. O que já sabemos é que as arenas são equipadas com tecnologia de ponta para enfrentar os obstáculos climáticos, e também para receber fãs e torcedores com mais conforto.
Hoje, o Portal Alcides traz a lista completa dos estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, assim como informações e curiosidades sobre cada um deles. Acompanhe.
Estádio Nacional de Lusail
Com capacidade para 86 mil pessoas, o Estádio Lusail é o maior estádio entre os que serão sede da Copa do Mundo. É também o estádio que vai receber a abertura e a final da Copa de 2022. Sua estrutura e arquitetura foram inspiradas nas técnicas artesanais de tecelagem de cestos dos povos árabes. Com o fim do evento, o local será transformado em um hub comunitário polivalente, com escolas, lojas, instalações esportivas e clínicas de saúde.
Estádio Internacional Khalifa
Construído em 1976, o Estádio Internacional Khalifa é um dos estádios mais notáveis do país e já sediou eventos esportivos como os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo Árabe e a Copa Asiática AFC. Para a Copa, o estádio passou por uma grande reforma e foi expandido para acomodar 45 mil pessoas, além de um novo teto para abrigar as arquibancadas, e uma nova estrutura na ala leste que terá praças de alimentação, lojas, áreas VIPs e etc. O estádio é símbolo de tecnologia e infraestrutura, seja pela modernidade ou pela linda arquitetura.
Estádio Al Thumama
Localizado próximo à capital, o estádio comporta 40 mil pessoas, e chama atenção pelo design arquitetônico inspirado na Gahfiya, uma tradicional touca utilizada por homens árabes. Sua área externa explora a importância da arquitetura ecológica e contextual. O estádio utiliza água reciclada para irrigar áreas verdes, o que garante a economia de 40% de água do que um estádio convencional.
Estádio Al-Janoub
Construído em Al Wakrah, uma das áreas mais antigas a serem habitadas ao sul de Doha, o Estádio Al- Janoub está em um lugar culturalmente rico com uma profunda herança arquitetônica. Sua estrutura elegante é inspirada nos barcos dos povos comerciantes da Arábia. Sua capacidade é de mais de 40 mil pessoas.
Estádio Al-Bayt
Palco das semifinais da Copa do Mundo de 2022, o estádio tem capacidade para 60 mil pessoas. Localizado a 60km da capital Doha, o que mais chama atenção é o seu desenho da parte superior da arquibancada, que é um design modular portátil inspirado pelas barracas tradicionais nômades, homenageando o passado e o presente do Qatar, colocando em destaque a cultura, tradições e a história da cidade de Al Khor.
Estádio Ahmed Bin Ali
O estádio Ahmed Bin Ali receberá jogos até as quartas de final. Localizado em uma das cidades mais tradicionais do Catar, o estádio celebra a união de sua comunidade, incorporando símbolos das tradições e da cultura catari. Umas das principais características é a fachada ondulada. Sua capacidade é de 50 mil torcedores.
Estádio 974
Antes chamado Ras Abu Aboud Stadium, é o primeiro estádio desmontável da história da Copa do Mundo. Toda a construção do estádio foi feita com contêineres inutilizados, tendo como inspiração o comércio internacional e marítimo do Catar. O número 974 é o código internacional telefônico do país e também o número de containers utilizados na construção. O Estádio comporta 40 mil pessoas e após o fim da Copa do Mundo, será completamente desmontado.
Estádio Cidade da Educação
Cercado por instalações acadêmicas e organizações esportivas, o Estádio Cidade da Educação tem sua estrutura focada em acessibilidade. A fachada apresenta padrões triangulares, uma reimaginação dos arabescos tradicionais, que parecem mudar de tonalidade ao longo do dia. A arena está localizada no campus da principal universidade do Catar e sua capacidade é de 45 mil pessoas.
Toda a tecnologia e sofisticação dos estádios do Qatar são impressionantes e com certeza entrarão para a história como os mais bem estruturados na história da Copa do Mundo até agora. A expectativa aumenta cada vez mais em relação aos confrontos e os locais onde serão disputados.
Para nós brasileiros, o sonho do Hexa permanece vivo, juntamente com toda nossa história na Copa do Mundo.
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.