ESPECIAL COPA: Conheça o Qatar, sede da Copa do Mundo 2022

Em 2010, o Qatar conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo. Descubra fatos e curiosidades sobre o primeiro país do Oriente Médio a receber a maior competição de futebol do planeta.

O Qatar é um país localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica com extensão até o norte do Golfo Pérsico. Considerado um emirado, é também uma das nações mais ricas do mundo. Sua língua oficial é o árabe, tendo o inglês como língua secundária. Sua população em 2020, segundo o Banco Mundial, era de 2,881 milhões de habitantes, e o fuso horário é de 6 horas a mais em relação ao horário de Brasília.

 

Há exatamente doze anos atrás um nome um tanto incomum foi citado entre os países que poderiam sediar a copa do mundo deste ano. Em 2010, numa votação entre 22 membros executivos da Fifa, o Qatar venceu propostas de países como EUA, Coreia de Sul, Japão e Austrália, e se tornou o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo.

 

E foi então que as polêmicas começaram. Desde acusações de corrupção a outras denúncias. O país chegou a ser acusado de pagar à FIFA para sediar o torneio, mas foram inocentados depois de uma investigação de dois anos.

 

Mudanças foram feitas devido às particularidades do país. A Copa do Mundo, que normalmente era realizada nos meses de junho e julho, será realizada em novembro e dezembro, isso porque a temperatura nesta época do ano geralmente chega a 25ºC. Se fosse realizada em junho e julho, os jogos seriam disputados em temperaturas superiores  a 40ºC podendo chegar a 50ºC.

Segundo dados do Banco Mundial, 85% dos trabalhadores são estrangeiros, sendo 15% trabalhadores locais. Apenas 25 % da população são mulheres, e 99% dos habitantes vivem em cidades.

 

Relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais. Os organizadores da Copa do Mundo responderam que “todos são bem-vindos”, mas que não haverá flexibillização sobre suas leis sobre homossexualidade. O uso de álcool é restrito em lugares públicos, mas os organizadores já disseram que haverá venda de álcool em áreas especiais para torcedores durante o torneio. Existem leis rígidas sobre o comportamento público, e por ser um país bastante conservador, os torcedores devem se atentar sobre isso, o uso de palavrões, ofensas e etc.

Sobre a Copa do Mundo, foi revelado que serão oito estádios espalhados pelas sete cidades que sediarão os jogos.

 

Estádio Nacional de Lusail (Lusail) – Capacidade: 86 mil espectadores.

Estádio Internacional Khalifa (Doha) – Capacidade: 45 mil espectadores.

Estádio Al Thumama (Doha) – Capacidade: 40 mil espectadores.

Estádio Al-Janoub (Al-Wakrah) – Capacidade: 40 mil espectadores.

Estádio Al-Bayt (Al-Khor) – Capacidade: 60 mil espectadores.

Estádio Ahmed Bin Ali (Al-Rayyan) – Capacidade: 50 mil espectadores.

Estádio 974 (Doha) – Capacidade: 40 mil espectadores.

Estádio Cidade da Educação (Al-Rayyan) – Capacidade: 45 mil espectadores.

 

As datas dos jogos do Brasil também já foram reveladas:

 

Quinta-feira – 24 de novembro: 16h – BRASIL x Sérvia, no Lusail Stadium

Segunda-feira – 28 de novembro: 13h – BRASIL x Suíça, no Stadium 974

Sexta-feira – 2 de dezembro: 16h – BRASIL x Camarões, no Lusail Stadium

 

Oitavas e quartas de final: 12h e 16h (horário de Brasília);

Semifinais: 16h (horário de Brasília);

Disputa do terceiro lugar e final: 12h (horário de Brasília).

 

Estamos há poucos meses da maior competição de futebol do planeta. Para o Brasil, o sonho do hexa continua vivo. Sem dúvidas essa será uma Copa do Mundo histórica, pelo país sede, pela data e mais ainda, pela chance de nos tornarmos hexa campeões, aumentando nossas conquistas, como o maior ganhador de Copas do Mundo do planeta.

Autora

Paula
Soares

Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *