ESPECIAL COPA: Conheça as 7 grandes seleções que ficaram de fora da Copa no Qatar 2022

Sete seleções fortes e tradicionais não vão para a Copa do Mundo no Qatar, veja quem são elas.

Foto: Getty Images

Vai começar o maior evento futebolístico do planeta. A Copa do Mundo terá início no dia 20 de novembro no Qatar. A data do torneio, que comumente acontecia no final do primeiro semestre, foi adiada devido às altas temperaturas no Qatar nesta época do ano, 40ºC podendo chegar a 50ºC. Em novembro e dezembro a temperatura pode chegar a 25º C.


Nesta edição, serão 32 seleções participantes, e os grupos já foram definidos. O grupo do Brasil é o G, considerado o mais equilibrado em termos de desempenho: BRASIL, Sérvia, Suíça e Camarões. Os primeiros adversários da seleção brasileira são conhecidos por serem difíceis, então este será o primeiro desafio rumo ao hexa.


Cada seleção, de cada país têm sua história com a Copa do Mundo, seja por desempenho, craques da bola ou títulos recebidos. Neste ano, algumas seleções consideradas fortes e tradicionais ficaram de fora da competição. Hoje o Portal Alcides listou 7 grandes seleções que não vão para o Qatar na Copa do Mundo 2022. Acompanhe:

Foto: Federação Argelina

Argélia

A seleção da Argélia disputou sua vaga contra a seleção de Camarões. Os argelinos chegaram a vencer no jogo de ida fora de casa por 1 a 0 e levaram vantagem para o segundo jogo. Porém no segundo jogo, Camarões ganhou com o mesmo placar, levou o jogo para o segundo tempo da prorrogação, e Ekambi marcou o gol da vitória nos acréscimos, dando a vaga para Camarões.

 

A Argélia chegou a marcar aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação, mas como nas eliminatórias africanas ainda se usa o critério do gol fora de casa, a vaga ficou com os camaroneses.

 

Campeã da Copa Africana de Nações em 2019, a Argélia já se classificou quatro vezes para a Copa do Mundo: em 1982, 1986, 2010 e 2014. A seleção do craque Riyad Mahrez, do Manchester City, desta vez, fica de fora do torneio.

Foto: Reprodução

Chile

Outra grande seleção que não iremos ver na Copa do Mundo é a do Chile. Bicampeã da Copa América em 2015 e 2016, o Chile fica de fora novamente após a última vez em 2018. A equipe precisava de duas vitórias nas últimas rodadas, mas acabou perdendo para o Brasil e Uruguai e foi desclassificada.

 

A Seleção Chilena de Futebol já participou de nove Copas do Mundo (1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982, 1998, 2010 e 2014). Seu melhor resultado foi o 3º lugar, quando sediou o Mundial de 1962. 

 

O Chile chegou a entrar com um pedido de desclassificação da seleção do Equador pela suposta atuação irregular do lateral Byron Castillo durante as eliminatórias. Porém a FIFA considerou que não houve irregularidades. Não teremos La Roja na Copa do Mundo deste ano.

Foto: Cortesia / FCF

Colômbia

Uma das mais tradicionais seleções da Copa do Mundo. A seleção colombiana  terminou em sexto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas. A equipe chegou a vencer seu último jogo, batendo a Venezuela por 1 a 0, mas não foi o suficiente. O Peru garantiu a vaga na repescagem. 


O time do craque James Rodriguez já participou de seis Copas do Mundo: (1962, 1990, 1994, 1998, 2014 e 2018). Em todas as suas participações, sempre foi considerado um adversário difícil e que impõe respeito.

Foto: Reprodução / Egito

Egito

A seleção do Egito contaria sua quarta participação em Copas do Mundo, mas não foi dessa vez. A maior campeã africana da história, enfrentou Senegal, uma das grandes seleções africanas, num duelo considerado por muitos, gigante!

 

Após cada uma das equipes vencer por 1 a 0 e empatar, a decisão foi para os pênaltis e Senegal levou a melhor , com decisão de Sadio Mané, que garantiu sua vaga no torneio mundial.

 

A equipe de Mohamed Salah participou da Copa do Mundo apenas em três ocasiões: em 1934, 1990 e 2018. O destaque deste ano seria a performance do astro Mohamed Salah, atualmente no Liverpool. Não será desta vez que veremos Salah brilhar em uma Copa.

Foto: Divulgação / CAF

Nigéria

A Nigéria esteve presente nas últimas três Copas do Mundo, mas neste ano não vai disputar o Mundial de 2022. A Nigéria perdeu a vaga para a Gana pelo critério do gol fora de casa. Após empatar fora de casa por 0 a 0, a equipe precisava de uma vitória simples para se classificar. Porém, viu Gana marcar em sua casa, empatou por 1 a 1, e por conta do gol fora não vai participar da Copa 2022.

 

A seleção nigeriana participou de seis copas do mundo: em 1994,1998, 2002, 2010, 2014 e 2018, sendo que, na copa de 2014 que sediada no Brasil, a seleção nigeriana chegou até as oitavas de final, quando foi eliminada pela França. Com certeza, uma grande seleção do futebol mundial que não viajará para o Qatar em novembro.

Foto: Divulgação/ Suécia / Estadão

Suécia

A seleção sueca é conhecida pelos seus bons resultados nos últimos anos de Copa do Mundo. A equipe chegou à repescagem, passou pela República Tcheca, mas parou na Polônia, que venceu por 2 a 0, com os dois gols de Robert Lewandowski.

 

A equipe do craque Zlatan Ibrahimovic, chegou nas quartas de final do Mundial de 2018 na Rússia, mas desta vez não se classificou. A Suécia participou de 8 copas do mundo até agora: 1934, 1938, 1950, 1958, 1970, 1974, 1978, 1990, 1994, 2002, 2006 e 2018. Sua melhor participação foi em 1958, quando foi vice-campeão.

Foto: EPA / Ansa / Brasil

Itália

Pela primeira vez a Itália está fora de duas Copas seguidas. Após falhar em se classificar na Copa do Mundo na Rússia em 2018, a seleção francesa também não conseguiu se classificar este ano. Tetracampeã mundial, a Itália caiu diante da Macedônia do Norte nas semifinais da repescagem das eliminatórias europeias, perdendo por 1 a 0 com gol nos acréscimos. Na fase inicial, havia ficado em segundo lugar no grupo que levou a Suíça ao Mundial como líder.

 

Atual campeã da Eurocopa,a seleção francesa teve participação em 18 Copas do Mundo, conquistando quatro títulos até hoje, nas Copas de 1934, 1938, 1982 e 2006. Com certeza, a ausência mais surpreendente deste ano.


Faltando menos de um mês para o próximo mundial, a Copa do Mundo no Qatar já é considerada a mais moderna e estruturada de todos os tempos. O mundo se prepara para voltar seus olhos para o Oriente Médio, onde a festa vai acontecer.

 

Para nós brasileiros, o sonho do hexa segue vivo. Agora é esperar a convocação oficial do técnico Tite e torcer para que nossa seleção coloque mais uma estrela em nossa camisa. Será que a taça do mundo será nossa?

Autora

Paula
Soares

Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *