Nesta quinta-feira(30), tiveram fim os jogos de ida das oitavas de final. Confira os times que têm vantagem para os jogos de volta.
Cinco times brasileiros ainda disputam a Copa Sul-Americana, que assim como a Libertadores está na fase das oitavas de final. Os jogos de ida aconteceram nos dias 28,29 e 30 de junho e os de volta estão marcados para os dias 5, 6 e 7 de julho. Houve vitória, empate e derrota para os times brasileiros nos últimos três dias.
Como destaques positivos, o São Paulo e o Ceará fizeram seu dever de casa e venceram seus compromissos abrindo vantagem contra seus adversários para os jogos de volta. O Santos de Fabián Bustos empatou seu compromisso jogando na casa do adversário. Os destaques negativos foram para Internacional e Atlético-GO, que infelizmente não levaram a melhor em seus compromissos.
O Portal Alcides listou os resultados dos jogos de ida pelas oitavas de final da Copa Sul-americana. Veja quem está mais próximo de avançar para as quartas de final.
Terça-feira (28/06)
Colo-Colo 2 X 0 Internacional
O Internacional perdeu seu compromisso contra o Colo-Colo na noite da última terça-feira por 2 a 0. O Inter jogou mal em comparação a outros confrontos nas mãos de Mano Menezes. Após falha de Heitor, Lucero, já aos 11 do primeiro tempo abriu o placar, e para complicar ainda mais a situação dos gaúchos, Solari aos 9′ do segundo tempo ampliou, marcando o segundo gol do Colo-Colo. O Inter até chegou a marcar no finalzinho com Estevão, mas o lance foi anulado após o VAR.
Agora o Inter precisa vencer por três ou mais gols de diferença para se classificar, um desafio e tanto para Mano Menezes. O jogo de volta acontecerá na próxima terça-feira, às 21h30, na casa do Internacional, no Beira Rio.
Nacional-URU 2 X 0 Unión Santa Fe
O Nacional-URU venceu o Unión Santa Fe por 2 a 0 na última terça, no estádio Parque Central, em Montevidéu. O time uruguaio começou o jogo pressionando o adversário, logo no início Franco Fagúndez recebeu e bateu no canto esquerdo do goleiro Mele. Os argentinos até criaram chances numa tentativa de reação, e aos 20′ os uruguaios ampliaram: 2X0. O time do Unión Santa Fe voltou inspirado, e botou pressão em cima do time do Uruguai, mas não foi o suficiente para marcar, no entanto o goleiro Mele conseguiu evitar que o prejuízo fosse maior.
O jogo de volta será realizado na próxima terça-feira, dia 5 de julho, no estádio 15 de abril, em Santa Fé, Argentina.
Quarta-feira (29/06)
Deportivo Táchira 1 x 1 Santos
Com time cheio de reservas, o Santos empatou seu compromisso na última quarta-feira em San Cristobal, contra o Deportivo Táchira. O Peixe sofreu diante do time venezuelano e criou vantagem para o time adversário ao fazer um gol contra com o Zanocelo. Após as substituições do técnico Fabian Bastos, o jogador Carlos Sanchéz, que estava parado, deu assistência e Bryan Angulo empatou.
Os times se reencontram na próxima quarta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro. O Peixe precisa de uma vitória simples para se classificar, se der empate a decisão da vaga vai para os pênaltis.
Deportivo Cali 0 x 0 Melgar
Ficou tudo igual na Colômbia. Deportivo Cali e Melgar empataram em 0 a 0 no confronto da noite de quarta-feira. O Deportivo Cali quase marcou aos 16 minutos do primeiro tempo, com German Mera numa cobrança de falta, a bola foi de encontro ao goleiro Carlos Caceda. aos 23′ o Melgar tentou, mas também foi quase. Após outras tentativas de finalizações e cartões vermelhos, a partida acabou sem gols de ambas as equipes.
As equipes irão decidir a vaga no confronto de volta, que acontece na próxima quarta-feira (6), às 21h30, no Peru.
The Strongest 1 x 2 Ceará
O Ceará venceu por 2 a 1 o seu compromisso contra o The Strongest na noite da última quarta-feira na casa do adversário. O The Strongest começou pressionando e já marcou logo no início, Sobral tentou, Saucedo tocou e mandou para Ursino, que abriu o placar. Apesar da melhora do Ceará no segundo tempo, o time ainda estava sendo pressionado, até que aos 30′, Erick invadiu a área ao receber a bola e empatou. No finalzinho ainda deu tempo do Ceará fazer o gol da virada com Zé Roberto, levando ainda mais emoção para a partida.
Ceará e The Strongest agora se encaram no dia 6 de julho, às 19h15, na Arena Castelão.
Quinta-feira (30/06)
Independiente Del Valle 2 x 1 Lanús
O Independiente del Valle venceu o Lanús por 2 a 1 pelo jogo de ida das oitavas de final. A equipe equatoriana dominou o primeiro tempo e marcou aos 45 minutos do primeiro tempo com Richard Schunke de cabeça, após cobrança de escanteio. Na volta para o segundo tempo, o Lanús, com Tomás Belmonte aos 16′ do segundo tempo, empatou marcando 1 a 1. Já no finalzinho Cabezas cruzou na área e Ayovi mandou para o gol, garantindo a vitória do Independiente del Valle.
O jogo de volta acontece na próxima quinta-feira, dia 07 de julho às 19h15, no estádio Estádio Ciudad de Lanús.
Olimpia 2×0 Atlético-GO
Jogando em casa, o Olímpia venceu o Atlético-GO no jogo de ontem, pelas oitavas de final da copa sul-americana. O Atlético-GO estava bem recuado e com dificuldade para atacar. O Olimpia aproveitou a situação do time goianiense e cresceu. O goleiro Ronaldo até tentou fazer mais milagres, mas num toque de rebote de Derlis Gonzales, viu o time adversário marcar, abrindo o placar. O Atlético voltou mais confiante no segundo tempo, mas após o Olimpia marcar seu segundo gol com Alejandro Silva, caiu de produção novamente. Deu tempo de um último milagre do goleiro Ronaldo no final, evitando o terceiro gol paraguaio.
O Atlético-GO precisa vencer por três ou mais gols de diferença para se classificar. A segunda partida será no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 7 de julho, às 21h30.
Universidad Católica 2×4 São Paulo
O São Paulo superou todas as dificuldades e venceu o Universidad Católica por 4 a 2, na noite desta quinta-feira, em Santiago. Foram 3 gols ainda no primeiro tempo, um de Reinaldo de pênalti, dois de Luciano que estava a quase dois meses sem marcar. O Universidad Católica diminuiu o prejuízo com Zampedri, mas o São Paulo voltou a marcar com Calleri. Após as expulsões de Igor Vinicius, Rodrigo Nestor e ,o autor do quarto gol, Calleri, o tricolor continuou com 8 jogadores em campo. Valencia marcou o segundo do time chileno, mas ainda assim, o São Paulo acabou com uma boa vantagem.
Mesmo perdendo por um gol de diferença, o Tricolor avança às quartas de final. São Paulo e Universidad Católica voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi.
Assim como na Libertadores, o gol fora de casa não é mais critério de desempate no mata-mata, por isso os confrontos que se igualarem serão decididos nas penalidades máximas. Esta semana será decisiva para os times que perderam ou empataram seus compromissos de ida, mas nada ainda está garantido para São Paulo e Ceará, que venceram seus jogos, afinal, tudo pode acontecer no futebol.
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.