A competição está prevista para ser disputada no início do próximo ano, conheça os times que já garantiram vaga no Mundial de Clubes 2022.
Um dos torneios mais aguardados, principalmente pelos clubes sul-americanos, o Mundial de Clubes da FIFA está confirmado em seu tradicional formato de sete clubes classificados. A FIFA havia confirmado uma nova versão com 24 clubes no ano anterior e que seria disputada na China entre junho e julho , mas precisou ser cancelada devido a pandemia da Covid 19.
Que tal dar seu palpite nos jogos e faturar com eles? Acesse alcides.bet e aumente a emoção de torcer!
O Mundial deste ano terá o mesmo formato dos anos anteriores, com a participação de sete clubes: os seis campeões continentais (campeão da Libertadores, campeão da Champions League, campeão da África, da Ásia, Concacaf, Oceania) e o campeão nacional do país-sede, que ainda será definido pela entidade. Assim, o país-sede e o campeão da Oceania se enfrentam nos play-offs para, então, enfrentar os demais campeões nas quartas de final, exceto o campeão da Champions League e da Copa Libertadores que já entram diretamente na semifinal.
Alguns times já garantiram sua vaga para o Mundial deste ano, que está previsto para ser disputado em fevereiro de 2023. Hoje o Portal Alcides listou os campeões que disputarão o Mundial. Acompanhe:
Seattle Sounders - Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF
O primeiro time a garantir sua vaga no Mundial de clubes foi o Seattle Sounders. Atual campeão da Liga dos Campeões da América Central e América do Norte (representando a CONCACAF), a equipe norte-americana venceu o Pumas, do México, na Concachampions por 3 a 0, com dois gols de Raúl Ruidíaz e outro de Nicolas Lodeiro.
Real Madrid - Campeão da Champions League
O segundo a confirmar presença no Mundial foi o Real Madrid. O time espanhol será o representante europeu no Mundial de Clubes. Garantiu a vaga diante do Liverpool na Champions League onde venceu por 1 a 0, em Paris, na França. Maior campeão da competição com sete títulos, o time espanhol busca seu oitavo título(quinto sob organização da Fifa).
Wydad Casablanca - Campeão Champions Africana
O terceiro time a garantir sua participação no torneio foi o Wydad Casablanca, vencedor da Champions Africana, que, na final, derrotou o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0. Os dois gols foram marcados por Zouheir El Moutaraji, grande nome do jogo. O clube marroquino conquistou o terceiro título continental da história.
Auckland City - Campeão Liga dos Campeões da Oceania
O Auckland City é o quarto integrante desta lista que já garantiu sua vaga no Mundial de Clubes. O time australiano será o representante da Oceania. Maior campeão da Liga dos Campeões da Oceania, o clube conquistou o seu décimo título da competição após derrotar o Vênus, da Polinésia, por 3 a 0 na decisão.
Restam três vagas para o Mundial de Clubes: o campeão da Liga dos Campeões da Ásia, da Copa Libertadores da América e o campeão do país-sede (que dependerá da escolha da Fifa). Pela Liga dos Campeões da Ásia, o Urawa Red Diamonds, do Japão, já está na final, e aguarda seu adversário, que sairá do outro lado do chaveamento da competição, que ainda está nas oitavas de final.
Este ano, o representante da América do Sul será brasileiro, assim como foi nos últimos quatro anos. Flamengo e Athletico-PR estão na final da Libertadores, que acontecerá no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. O último brasileiro campeão do Mundial de Clubes foi o Corinthians, em 2012. O Timão também foi o último campeão fora da Europa. Grêmio (2017), Flamengo (2019) e Palmeiras (2021) foram os últimos brasileiros que chegaram na final, mas acabaram ficando com o vice-campeonato.
O Chelsea é o atual campeão do Mundial de Clubes. Na decisão da última edição, o time inglês derrotou o Palmeiras por 2 a 1, na prorrogação. Podemos esperar mais uma final com presença de um time brasileiro nesta edição?
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.