Quando foi feito o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2022, um dos assuntos mais comentados além dos times e as possibilidades de confrontos, com certeza eram os estádios que seriam sedes dos jogos.
Mais que um local ou destino, os estádios podem definir até mesmo o desempenho do jogo, como por exemplo, os estádios localizados acima do nível do mar. Equipes que não estão acostumadas a jogar diante de uma alta altitude sempre enfrentam problemas para se adaptar.
Outro fator é a condição que o estádio se encontra para receber os times. O tamanho do campo, a capacidade para receber as torcidas, de uma certa forma, tudo isso influencia na hora que a bola rola em campo.
Baseado em estrutura, capacidade e história, listamos os 10 principais estádios da Copa Libertadores 2022. Confira:
ALLIANZ PARQUE
O Allianz Parque é uma lindíssima arena multiuso localizada na capital São Paulo. Considerada uma das arenas mais modernas do Brasil, é palco de grandes jogos e grandes eventos nacionais e internacionais. Casa do Palmeiras, é sem dúvidas uma das melhores arenas do Brasil e até da América do Sul.
Capacidade:
43 713 (jogos de futebol)
12 000 (anfiteatro)
55 000 (shows/concertos)
ARENA DA BAIXADA
Localizada em Curitiba, a Arena da Baixada foi reformada para sediar jogos da Copa do Mundo 2014, com a ampliação de capacidade de modo a atender os padrões exigidos pela FIFA. É certamente uma das arenas mais modernas do Brasil e é a casa do Athlético-PR.
Capacidade: 42 372
MINEIRÃO
Maior palco do futebol mineiro, o Mineirão é considerado um dos estádios mais tradicionais do Brasil. Localizado na capital Belo Horizonte, foi remodelado para ser sede dos jogos da Copa de 2014, ampliando seu espaço e estrutura. Hoje, o Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube mandam os seus jogos no Mineirão. O Atlético inaugura sua casa em 2023, conhecida como Arena MRV.
Capacidade: 62 000
LA BOMBONERA
O lendário estádio La Bombonera, oficialmente Estádio Alberto José Armando, é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. O apelido do estádio se deve a sua forma retangular que lembra uma caixa de bombons. O nome oficial homenageia o ex-presidente Alberto José Armando. Palco de jogos espetaculares, La Bombonera é um dos estádios mais emblemáticos do mundo.
Capacidade: 54 000
NEO QUÍMICA ARENA
A Neo Química Arena, anteriormente Arena Corinthians, foi um dos estádios construídos para a Copa de 2014, sendo sede da abertura da mesma. É um dos principais pontos turísticos de São Paulo capital, onde fica localizada.
Capacidade: 49 205
CASTELÃO
O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, está entre os 60 maiores estádios do mundo, sendo o quarto maior do Brasil. Localizado em Fortaleza, foi inaugurado em 1973 e remodelado para a Copa do Mundo 2014. O Fortaleza, clube brasileiro em sua primeira participação na Libertadores, mandará seus jogos na Arena Castelão.
Capacidade: 63 903
MONUMENTAL DE NÚÑEZ
O lendário Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núnez, fica localizado em Buenos Aires, próximo ao Rio da Prata. É a casa do River Plate e de jogos da seleção Argentina de Futebol. É o maior estádio do país e já recebeu jogos históricos em seus gramados.
Capacidade: 72 054
CAMPEÓN DEL SIGLO
Casa do multi campeão da Libertadores, Club Atlético Peñarol, fica localizado em Montevidéu, a 45 minutos do centro.Recentemente, ficou conhecido por sua obra ter sido muito barata comparada aos estádios brasileiros erguidos para a Copa 2014, o que gerou várias opiniões na internet, já que o estádio apresentou um acabamento excelente mesmo assim.
Capacidade: 40.700
MARACANÃ
O maior estádio do Brasil dispensa comentários. Para muitos, é o estádio mais lendário do mundo tendo em sua bagagem duas finais de copa do mundo, final olímpica, além de várias decisões nacionais e continentais. Casa do Flamengo, o estádio também é um ponto turístico do Rio de Janeiro e do Brasil, além de ser palco de grandes eventos nacionais e internacionais.
Capacidade: 78.838
ESTÁDIO MONUMENTAL ISIDRO ROMERO CARBO
Casa do Barcelona Sporting Club, também conhecido como Barcelona de Guayaquil, será o palco da final da Libertadores 2022. Está localizado na cidade de Guayaquil, cidade mais populosa do Equador, seguida da capital, Quito.
Capacidade:59.283 mil espectadores
Todos esses estádios carregam muita história, e com certeza ainda serão palco de grandes momentos do futebol, não apenas da Copa Libertadores, mas de várias outras competições. A fase de grupos da Libertadores já está quase no fim, mas ainda teremos o mata-mata, a busca pelo tão sonhado título das equipes que se classificarem.
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.