O Campeonato Carioca é alvo de brincadeiras por parte do torcedor pela dificuldade que é entender o regulamento da competição. É difícil, a gente sabe, mas vamos tentar explicar a edição de 2022 neste artigo.
O Campeonato Carioca começa com a disputa da Taça Guanabara. Neste momento, 12 equipes disputam a competição em turno único. Ao final das 11 rodadas, a equipe que terminar em primeiro lugar será a campeã da Taça Guanabara.
Até aí está fácil, certo? Mas a partir disso, vem a decisão de quem será o campeão carioca. Como funciona?
Os quatro primeiros colocados na Taça Guanabara fazem a semifinal do Carioca. Nesta fase, o 4º colocado enfrenta o 1º, que foi o campeão, lembra? O 3º pega o time que ficou em 2º lugar, em jogos de ida e volta. Os que avançarem em cada fase se enfrentarão na final.
Na final, que também será decidida em dois jogos, o time que fez a melhor campanha na Taça Guanabara terá o mando de campo do último jogo. O vencedor será o campeão carioca de 2022.
Pensa que acabou? Calma, ainda tem mais
Após definir o campeão carioca, é hora de conhecer o campeão da Taça Rio. Nesta fase, a disputa é feita entre o 5º e o 8º colocado da Taça Guanabara, sendo que o 8º enfrenta o 5º e o 7º pega o 6º.
As equipes fazem a semifinal em jogos de ida e volta, com mando de campo definido de acordo com a classificação lá na Taça Guanabara.
As equipes que avançarem se enfrentam na final, também em duelos de ida e volta, e quem vencer será o campeão da Taça Rio. Ufa!
Autora
Lohanna Lima
Lohanna Lima é jornalista com passagens pela editoria de esportes de alguns dos principais veículos de Belo Horizonte. Atualmente, na Rede 98 e no UOL.