Saiba tudo sobre a Confederação Brasileira de Futebol, a entidade máxima do futebol no Brasil
Fundada em 1914, a história da entidade começou a partir da fundação da Federação Brasileira de Sports(FBS). Dois anos depois nasce a Confederação Brasileira de Desportos(CBD), unindo as atividades da FBS e a FBF, duas federações relacionadas ao futebol existentes àquela época e que foram extintas. A CBD abrangia o desenvolvimento desportivo no Brasil em diversas modalidades.
Em 1923 a CBD foi admitida ao quadro de confederações filiadas à FIFA (Federation Internationale de Football Association), órgão máximo do futebol mundial. Visando entrar em conformidade com o decreto da FIFA que determinava a necessidade de uma organização com dedicação exclusiva ao futebol, em 24 de setembro de 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Futebol(CBF), com o intuito de garantir a gestão independente do futebol brasileiro.
O que é a CBF?
A CBF(Confederação Brasileira de Futebol) é a entidade máxima do futebol no Brasil. Tem como principal objetivo liderar e promover a prática esportiva do futebol em nosso país.
Conta com uma presidência formada por um presidente e oito vice- presidentes eleitos para um mandato de quatro anos.
Como funciona a CBF?
A CBF organiza competições nacionais contemplando futebol profissional e de base, masculino e feminino. Como uma associação privada, sua principal atividade econômica é a produção e promoção de eventos esportivos.
É quase 100% financiada pela seleção brasileira, que responde por 98% dos lucros em patrocínios registrados pela CBF, como direitos comerciais e de transmissão, bilheteria e premiações ligadas à seleção.
Apesar das reformas estatutárias e aperfeiçoamentos administrativos ao longo dos últimos 40 anos, a história da CBF está relacionada a grandes polêmicas, desde escândalos de corrupção ligados a alguns ex-presidentes, à críticas quanto à gestões falhas e regras que dividem opiniões.
Os calendários que muitos consideram pouco favoráveis, o desequilíbrio político-financeiro terrível entre os clubes, um certo descaso ao futebol feminino e uma seleção brasileira que há vinte anos apresenta mais marketing do que futebol. A esperança é que isso não continue assim.
É preciso que seja feita uma reestruturação quanto à gestão do nosso futebol, para que o esporte mais amado de nosso país continue a levar nossa cultura para os campos. Não é à toa que somos os maiores campeões do futebol mundial, é de nossos campos que saem os maiores jogadores do mundo, e isso deve ser valorizado e respeitado.
Fonte: Confederação Brasileira de Futebol
Autora
Paula
Soares
Paula Soares é redatora do Portal Alcides, formada em produção publicitária e ex-comentarista em um programa de esportes.